logo_ee.png

PORTAL DO CONHECIMENTO
ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFF

TUTORIAIS DE AMBIENTES
VIRTUAIS

Os principais Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são o Moodle e o Google Classroom. Os professores e alunos da UFF podem acessar o Google Classroom através de seus e-mails "id.uff.br", que habilita todas as funcionalidades da plataforma. Já o Moodle (tutorial aqui) deve ser instalado em um servidor que tenha IP público para ser acessado pelos usuários. Outra opção é utilizar servidores Moodle já disponibilizados pela UFF, como o Moodle CEAD e o Moodle TCE. O Skooler é outro AVA que vem ganhando espaço por ser gratuito. O Skooler integra Moodle, Teams e Microsoft 365 em uma ferramenta única.

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

GOOGLE CLASSROOM

O Google Classroom é uma plataforma para melhorar a interação entre professores e alunos. Para saber mais sobre o Google Classroom, como utilizá-lo e sobre integrações de aplicativos, clique aqui. Assista uma breve apresentação sobre a plataforma, clicando aqui.

Para facilitar o uso da plataforma, a gestão da turma será intermediada pelo sistema Quadro de Horários. Ao indicar que a turma participará do Google Classroom, os alunos inscritos serão automaticamente incluídos nas turmas assim como os professores ao serem alocados na turma.

Como criar turmas no Classroom sincronizadas com o idUFF:

A indicação que a turma participará da plataforma poderá ser feita por qualquer professor que esteja lotado na turma ou pelo órgão responsável pela disciplina.
 

1

Acesse o sistema Quadro de Horários clicando aqui.

Screenshot_1.png

Clique em Login para acessar a parte privada do sistema.